O caracol estava invocado. Não aguentava mais a impala zombando dele, dizendo para todos os bichos da savana que ele era devagar quase parando. Certo dia, enchendo-se de coragem, o caracol propôs: – Quer apostar uma corrida comigo, impala? – Hããã… – a impala pensou, e, rindo por dentro, aceitou. Seria um dia histórico. O caracol, que sabia ler e escrever, mandou uma carta para os outros caracóis. A carta dizia assim: “Amigos caracóis, por muito tempo fomos humilhados pelos antílopes nesta savana. Eles são orgulhosos e vivem zombando do nosso jeito vagaroso de andar. Chegou a hora de acertarmos as contas. Neste domingo, peço que cada um de vocês ocupe um lugar na estrada reta, que vai até o rio fundo, para uma longa e diferente corrida. Quando a impala passar e chamar ‘caracol’, todos devem responder ‘aqui’.” No dia marcado, impala e caracol estavam prontos para correr. A impala fazia muitos exercícios de alongamento, espichava-se toda, muito exibida. Já o caracol, usava um tênis roxo e parecia tranquilo. Foi dada a largada e o caracol deixou a impala sair na frente. Escondeu-se em um arbusto e quando a impala chamou por ele, respondeu: – Estou aqui! Assim foi ao longo de toda a estrada. Não sabia a impala que em cada arbusto havia um caracol igualzinho ao amigo corredor. Quando ela perguntava: –Caracol? O caracol mais próximo respondia: – Estou aqui! Embora estranhasse o fato de o caracol estar sempre tão perto, a impala estava tão determinada a vencer a corrida que resolveu deixar de lado a sua cisma. Mas, a certa altura, a impala estava exausta de tanto correr. Sem ver o caracol ao seu lado, resolveu parar um pouco antes do rio fundo para recuperar o fôlego. Mas quando a impala olhou para frente, viu um caracol triunfante completando a corrida. O caracol venceu e até hoje a impala não sabe como isso aconteceu. O importante é que os dois se tornaram grandes amigos e todo domingo correm juntos!
Conto popular africano. Publicado em Revista CHC em 13.12.2018
Glossário:
Impala: Antílope africano conhecido por sua corrida veloz e pela beleza de seus saltos, de pelagem predominantemente castanha ou avermelhada, com a barriga, cauda e área em volta da boca brancas e chifres em forma de lira.
Qual o gênero textual que você leu?
Notícia
Conto popular
Lenda
Sinopse
Quais as personagens da história?
De acordo com o texto, onde se passa a história?
O que a impala fazia que tanto incomodava o caracol?
Por que o caracol estava invocado?
Qual foi a proposta do caracol para a impala?
De acordo com o texto, no dia da corrida, como estavam a impala e o caracol, respectivamente?
Qual foi a estratégia do caracol para vencer a corrida?
Sobre a história, podemos concluir que:
Esta história baseia-se em dois comportamentos reprováveis e inadequados. São eles:
Leia as informações ao lado, sobre o tempo de vida aproximado de alguns animais e responda às questões.
TEMPO MÉDIO DE VIDA DE ALGUNS ANIMAIS
GATO - 13 ANOS CACHORRO - 15 ANOS PORCO - 10 ANOS CAVALO - 27 ANOS COELHO - 12 ANOS VACA - 15 ANOS GORILA - 20 ANOS LEÃO - 40 ANOS ELEFANTE - 80 ANOS GIRAFA - 10 ANOS
Qual animal tem o maior tempo de vida?
Quais animais têm o menor tempo de vida?
Qual animal vive a metade do tempo de vida do elefante?
Quais animais têm a metade do tempo de vida do gorila?
Qual animal tem o tempo de vida do leão menos o tempo de vida do gato?
Qual animal tem o tempo de vida do cavalo menos o tempo de vida da vaca?