Jogo das laranjas – Introdução ao
estudo das frações
Objetivo: Introdução às primeiras
ideias de fração, a partir de conhecimentos prévios – inteiro, metade, quarta
parte ou um quarto.
Distribuir aleatoriamente duas,
três ou mais cartas (fica a critério do professor) com as imagens das
laranjas (inteira, metade, quarta parte) para cada aluno. Pedir que caminhem
pelo espaço e, ao sinal, agrupem-se de acordo com o número ditado pelo
professor (grupo de 3 alunos, 4 alunos, etc). Em seguida, os alunos irão contar
quantas laranjas inteiras conseguiram formar, juntando as partes; se houve ou
não sobra; quanto foi a sobra, etc. Repete-se a atividade enquanto houver
interesse.
Obs: Não se trata de uma
competição, portanto não há grupo vencedor, sendo que o objetivo é familiarizar-se
com os primeiros termos fracionários.
jogo das laranjas - frações |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre sugestões, críticas, erros de página, etc. Ajude-me a melhorar! Obrigada!